Guia Ilustrado da Privatização da Democracia no Brasil - Sobre este guia

Sobre este guia

Apresentamos esta publicação em meio a um intenso debate sobre a atuação dos poderes econômicos no Brasil e seu impacto sobre a nossa democracia. É um debate crucial, que deve aprofundar a análise sobre os efeitos estruturantes da participação política dos atores econômicos na economia e na sociedade do país: é preciso reconhecer a complexidade da interação Estado-empresas.

Com este Guia Ilustrado da Privatização da Democracia no Brasil, o Vigência apresenta uma série de pictogramas e pequenos textos explicativos sobre um problema-chave do Brasil atual. Em cada uma das seções, tentamos identificar (a) os mecanismos dos quais as empresas se utilizam para capturar o poder político e econômico em diversos  setores da economia brasileira e (b) quem são os principais afetados por essa captura.

Nossa intenção, ao compilar os casos a seguir, é informar o trabalho de indivíduos e organizações que atuem ou desejem atuar na defesa do interesse público e no combate à crescente desigualdade econômica no Brasil.

A publicação fornece uma“radiografia” da captura corporativa dos principais setores da economia brasileira no momento atual: alimentos;biossegurança; educação; finanças; juros; meio ambiente; mídia; saúde; segurança; e setor imobiliário, com especial destaque para o caso dos transgênicos.

A pesquisa completa que deu base a este Guia e outras informações atualizadas sobre estes e outros setores estão disponíveis no site do Vigência: www.vigencia.org.